Sou liberal mas…

Esteve prevista para Maio a liberalização do domínio .PT, que iria tornar o nosso domínio português igual a tantos outros: numa lógica de “quem chega em último perdeu o lugar” propõe-se que qualquer indivíduo ou organização possa comprar domínios .PT a seu bel-prazer, desde que os mesmos não estejam ocupados. Esta medida insere-se no programa Simplex.

Até aqui, qualquer registo de domínio .PT obriga o interessado a provar deter os direitos do nome que pretende registar. Só empresários em nome individual, sociedades por quotas ou anónimas, associações, ou marcas registadas, têm direito próprio a um domínio .PT.

Já em domínios como o .COM, .ORG, ou .NET, o registo obedece apenas à regra “está livre, pode comprar-se e ocupar-se”, o que originou o crescimento de verdadeiros negócios de revenda de domínios. Verdadeiros “ocupas” registaram os nomes mais comuns ou apetecíveis ao negócio, e as placas “VENDE-SE” tornaram-se comuns na Internet.

Entretanto, a 30 de Abril passado, a FCCN – Fundação Científica para a Computação Nacional (entidade que gere o registo do domínio .PT) anunciou o adiamento da liberalização para data indefinida. Mais recentemente veio o Presidente desta mesma entidade acusar o Ministro da Ciência e Tecnologia desse adiamento e de estar a bloquear a liberalização (ver notícia do Público).

Eu confesso que fiquei contente, ainda que provavelmente vá perder dinheiro com este adiamento. Já tinha feito o pré-registo de uns quantos domínios .PT com alguns nomes mais sonantes, e preparava a grande abertura da minha “agência imobiliária virtual de domínios”.
Fiquei contente porque acho que, continuando com as regras actuais, preservamos a identidade e veracidade única do nosso domínio português que o diferencia de todos os outros. Assim, é diminuto o risco de no lugar do SAPO.PT encontrarmos a página de uma águia, leão ou dragão, ou de em PUNCHLINE.PT existir o sítio de um clube de Stand-Up Comedy.

Não ficamos tão bem como estamos? Eu acho que sim! Sou contra a liberalização!

Ricardo Lopes
in Punch Life (blog corporativo da Puchline)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: